Pesquisar este blog

domingo, 26 de outubro de 2014

A Origem da Raça ou Scottish não é Schnauzer .

No Brasil é muito comum o proprietário de Scottish Terriers ouvir a pergunta que raça é essa , ou ainda a confusão com outras raças também muito bonitas como o Schnauzer ou o West High . Para o amante da raça as características são muito distintas, o olho já está treinado .
Na foto ao lado estão as cinco raças que tiveram origem na Escócia . Da esquerda para a direita o Cairn Terrier, o Dandle Dinmont Terrier , o Skye Terrier , West Highland Terrier , e na última dois de meus Scotties . 
O Schnauzer é fruto de cruzamento de duas raças totalmente diversas, o Poodle e o Wolf Spitz alemão.
O Scottish Terrier é considerado por muitos o mais antigo dos cães  que tiveram sua origem nas terras altas escocesas . Frase famosa na Escócia  diz “ já haviam scotties correndo nestas planícies antes da chegada dos romanos ... “.
A origem da frase está em texto do historiador romano Plínio o Velho ,no  século I,   relatando que quando da invasão das ilhas inglesas por tropas romanas em 55 AC  lá encontraram cães a quem chamaram de terrarii ( do latim , terra ) . Estes cães eram usados no combate a pragas e roedores . Supõe-se que este registro seja menção ao Old English Terrier, raça já extinta .


Alguns historiadores admitem a possibilidade de que as cinco raças que tiveram origem na Escócia , o Dandle Dinmont Terrier, o Cairn Terrier, o West Highland White Terrier, o Skye Terrier, e o Scottish Terrier sejam descendentes do Old English Terrier.  As cinco raças foram inicialmente separadas em dois grupos , Dandle Dinmont Terriers e Skye Terriers , não confundir com o Skye Terrier de hoje . Serviam como classificação genérica para um grupo de Terriers que se supunha ter origem comum .
Somente no final do século XIX temos a fundação de um clube de criadores de Scottish Terriers, o Scottish Terrier Club of England, em 1882 . Em 1860, em Birmingham, aconteceu sua primeira aparição como raça em exposição canina, o Birmingham Dog Show,  levando sua maior presença na Inglaterra nos anos seguintes a fundação do clube de criadores .  O clube inglês antecede mesmo a fundação do clube escocês que ocorreu somente em 1888.

A primeira descrição oficial documentada para o Scottish é de 1880 , efetuada pelos Srs James B Morrison e Thompson Grey e a partir deste documento a raça é claramente reconhecida . Até esta descrição os vencedores de exposição apontados como Scottish Terriers recebiam muitas críticas por não representar fielmente as características desejadas, até que em 1877 uma carta escrita pelo Capitão Gordon Murray ao jornal Stock Keeper descreveu o que seria a primeira lista de características. A descrição de 1880 de James Morrison finalmente trouxe consenso.

A literatura registra porém menções anteriores a este período como a feita por John Leslie , bispo de Ross , em “ The History of Scotland from 1436-1561 “ que escreveu “...um cão de baixa estatura que insinuando-se em tocas subterrâneas caça raposas, texugos, martas, gatos selvagens ficando a espreita em suas tocas “ . Esta característica é comum as cinco raças com origem na Escócia , pois ajudavam os fazendeiros a ficar livres de roedores e outros predadores de suas ovelhas . Eram cães de terra, terriers portanto , criados para serem destemidos, resistentes, pequenos o suficiente para entrar em tocas , com audição apurada para localizar a presa no escuro , não se confundindo em seu olfato , e com cobertura de pelo adequada para suportar o clima frio das terras altas . O Scottish Terrier de hoje tem todas estas características .
Passagem curiosa é encontrada nas referências a George Douglas, o primeiro conde de Dumbarton em 1675 . O conde mantinha uma matilha de cinco terriers que ganharam o apelido de “Duros de Matar “ por sua obstinação e bravura . Esta forma batizou depois o regimento do exército escocês criado pelo conde , The Royal Scotts Die Hard Dumbarton. O Scottish é o mascote deste regimento e carrega este apelido até os dias de hoje .

Outras referências históricas importantes para a raça são seu registro como presente , de uma matilha de seis cães  do rei James IV da Escócia , depois James I da Inglaterra , ao monarca francês no século XVII.
Não existe certeza sobre de qual região da Escócia se originaram de fato os Scotties , alguns autores propõem Aberdeen , fato que leva até hoje o Scottish ser chamado de Aberdeen Terrier por muitos .
O fato é que o nome padronizado para a raça em todo o mundo é Scottish Terrier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário