Pesquisar este blog

domingo, 26 de outubro de 2014

O Temperamento do Scottish Terrier

Para um amigo amoroso na tristeza,
Para um amigo brincalhão na alegria,
Para um companheiro forte e resistente,
Que na dificuldade não irá se abater,
Quando lutando por você nada o irá deter,
Tenha um pequeno cão brilhante,
Um cão sempre atento e vigilante,
Um pequeno cão peludo e barbudo,
Um pequeno cão escocês,
Um Scottish Terrier.

As descrições sobre o temperamento do Scottish Terrier são várias e presentes em várias fontes de informação .
Se o leitor ainda não teve a experiência de viver com um Scottish é importante que tenha consciência de que é cão de temperamento único .
A frase é antiga, de Francis G Lloyd , “ Qualquer cão é bom, um Terrier é melhor, o Scottish é o melhor “ , e retrata com fidelidade o saldo da experiência de viver com um ou mais Scotties.
O que muitos proprietários e criadores de Scottish Terriers , concordam é que o Scottish é  :
Ø  Um grande, enorme cão em um corpo pequeno;
Ø  Menor que a maioria das raças, ossos pesados, pernas curtas, tem aparência clássica e elegante;
Ø  Confiante, curioso, de lealdade extrema e muito digno;
Ø  Um surpreendente cão sempre alerta e de latido forte ;
Ø  Inteligente, não responderá a provocações nem irá esquecer tratamento injusto recebido;
Ø  Definitivamente um cão para permanecer dentro de sua casa, que irá preferir dormir em seu quarto, talvez mesmo em sua cama.

É um animal de estimação fiel,  carinhoso e brincalhão com aqueles que escolhe como parceiros. Tem em comum com os demais Terriers  a  bravura indômita. Não importa o tamanho do oponente, se acredita que sua matilha está em risco ele vai travar qualquer batalha se dedicando com toda sua alma .
É entretanto muito mais reservado que os demais Terriers. Ele geralmente forma vínculos afetivos fortes com uma ou duas pessoas da família , sem importunar ou desrespeitar os demais membros , mas para os escolhidos ele se entrega totalmente .É um cão muito seletivo em relação a companhia  por isso mantêm distância reservada com relação a estranhos .
Muito já se escreveu sob sua não adaptação com crianças muito pequenas. O problema na verdade é simples, ele respeita se for respeitado. Tem o espírito de um grande cão em corpo pequeno por isso reage se provocado ou tratado de forma abrupta. Crianças em idade escolar sabem reconhecer esta característica e com ele se dão bem .


Sua audição, apurada para ouvir a presa em uma toca escura, o faz um ótimo cão de alerta,  com um latido forte e alto, avisando da proximidade de estranhos em seu território. Ele porém reconhece facilmente a proximidade de pessoas queridas e demonstra isso pelo balançar animado de sua cauda com pequenos latidos demonstrando sua alegria .
O Scottish é descrito como um cão teimoso, de vontade própria, mas cabe a lembrança de que foi criado para ser independente de um comando humano em sua faina diária de combate a roedores e predadores de fazendas .
 Hoje é muito mais cão doméstico , de companhia , por isso demanda atenção constante e treinamento em seus primeiros dias para que se determine sua correta posição na matilha , em caso contrário ele vai buscar a dominância . Ele reage muito bem a programa de treinamento baseado em respeito mútuo , com reforço positivo para as ações corretas . Ele é cão que percebe claramente quando um não dado em voz não firme não tem força , por isso não faz . A liderança precisa estar claramente estabelecida .A ajuda de profissional de adestramento é fundamental se o proprietário do cão não o sabe fazer .

É cão que não reage a provocações mas não esquece . Ele não vai esquecer qualquer tratamento injusto recebido e para reverter sua insatisfação muito treinamento positivo tem que ser dado para que se reconquiste sua confiança. Em seu treinamento ou lida diária nunca, nunca mesmo, bata no cão ou tome atitudes agressivas com ele . Agindo desta forma você está dizendo que violência é aceitável e ele vai aprender a agir assim.
Seu tamanho é pequeno mas o torna apto para  a maioria das atividades do dia a dia , por isso uma rotina de exercício físico moderado de pelo menos 30 minutos ao dia, como uma caminhada , o deixa tranquilo, sem ansiedade . É um grande amante de espaços abertos, é comum o relato de proprietários de Scotties que vivem em apartamentos do período em que por vezes ficam longo tempo em varandas a observar o que acontece .
Scotties são cães que gostam de companhia , é seu principal suporte emocional , eles precisam sentir que são parte integrante da família da casa.
Não é cão para ficar só a maior parte do tempo do dia, a solidão lhe quebra o espírito e traz ataques de ansiedade .
Alguns proprietários resolvem esta questão levando seus cães para passeios pela manhã e a noite , quando não estão no trabalho, ou os levam para creches caninas onde terão companhia e diversão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário