Pesquisar este blog

domingo, 26 de outubro de 2014

Mitos e Verdades sobre o temperamento do Scottish Terrier

1 – Scottish Terriers são teimosos .
  ü  Verdade – Scottish Terriers foram desenvolvidos para agir de forma independente de um comando humano, passavam os dias nos campos a caçar roedores. Aqueles que melhor se saíam eram escolhidos como padrão para reprodução no passado, antes de se tornarem cães de exibição. Os estudiosos de comportamento animal apontam a transmissão do aprendizado em gerações , sendo um dos frutos da domesticação.
   
2 – Scottish Terriers não são inteligentes.
ü  Falso – Em razão de seu temperamento único, só faz o que lhe interessa, o Scottie é mal avaliado por treinadores . Em contrapartida inúmeros casos  já foram narrados em que Scotties foram flagrados empurrando cadeiras para alcançar assim lugar mais alto, abrindo trincos de portas , etc. Um dos meus aprendeu a baixar o vidro da janela do carro acionando o comando do vidro elétrico.

3- Scotties são persistentes 
ü  Verdade –Quando dedicado a uma coisa nada tira a atenção de um Scottish Terrier, ele se dedica de corpo e alma. Já observei meus cães tentando alcançar um brinquedo caído embaixo de um móvel . Pois eles ficam em torno, dão a volta, esticam as patas, resmungam , até chamar a atenção de alguém para lhes ajudar.

4- Scotties são ótimos cães de alerta .
  ü  Verdade – Eles tem entre seus sentidos a audição muito desenvolvida. Quando em uma toca atrás de um roedor, no escuro, é pela audição que ele localiza a presa . Assim qualquer mínimo ruído , não habitual em seu território, irá chamar sua atenção e ele reagirá .

5- Scotties são “coração valente “.
  ü  Verdade – Em defesa de sua matilha ele vai enfrentar qualquer ameaça, não importa o tamanho ou forma. Seu apelido ancestral em razão desta bravura indômita é “Die Hard “ .  Ele observa muito o comportamento de quem com ele está quando um estranho se aproxima , se percebe tranquilidade permanece calmo mas alerta.  Na rua fui parado uma vez por um rapaz a me pedir uma informação. Meus cães pararam também , calmos. O rapaz porém rapidamente sacou o celular do bolso  quando tocou. Foi o suficiente para meu preto ameaçar o bote.

6- Não se pode ter dois Scotties machos juntos .
  ü  Falso -  Terriers de modo geral são cães que buscam dominância na matilha. Mas quando percebem que o comportamento agressivo não é tolerado mudam o comportamento. Tudo portanto vai depender do comportamento do tutor e da família em demonstrar que este comportamento não é aceito. Nunca use de violência neste treinamento . Busque ajuda com um adestrador com prática em reforço positivo para ajuda se precisar .


Nenhum comentário:

Postar um comentário